Noticias

“Grab Your World”

Decorreu de 22 – 28 Outubro 2018 em Lagos – Portugal, o 1º intercâmbio juvenil internacional subordinado aos temas do ambiente, cidadania ativa, voluntariado e desenvolvimento comunitário, organizado pela (A) Garra – Associação Jovem de Lagos e co-financiado pelo Programa Erasmus+.

Participaram 30 jovens, com idades entre 18-30 anos, provenientes de Portugal, Grécia, Itália, Eslováquia, Estónia e Espanha.

Os objetivos principais deste projeto foram os de promover o voluntariado dos jovens como expressão de cidadania ativa, estimular a reflexão por parte dos jovens sobre proteção do ambiente, criar momentos de aprendizagem intercultural entre os participantes de vários países europeus e a comunidade de Lagos e contribuir para o desenvolvimento da cidade.

Os métodos utilizados foram a educação não formal, com debates e apresentações públicas, assim como uma experiência de voluntariado.

O programa incluiu atividades de team-building, pesquisas, uma caça ao tesouro na cidade, apresentações, experiência prática de voluntariado na Mata de Barão (limpeza da Mata), encontros com estudantes locais, bombeiros e políticos, assim como noites interculturais.

Como resultados deste projeto salientamos:
– o envolvimento dos estudantes de Lagos, da Proteção Civil, do Centro Cultural de Barão de São João e dos Bombeiros Voluntários de Lagos na ação conjunta de voluntariado na Mata de Barão,
– a criação e distribuição de uma e-brochura sobre o papel dos jovens na proteção ambiental e prevenção de incêndios forestais, disponivel para download aqui: https://drive.google.com/open?id=17wnXo1ETXxeitdLG_6x_xkFSTwn9Ztc0
– a realização de uma exposição fotográfica sobre o intercâmbio no Espaço Jovem de Lagos.

Todas as fotos do projeto aqui: (link para album no FB) https://www.facebook.com/pg/agarraajl/photos/?tab=album&album_id=739360276401238&ref=page_internal

Vídeo do projeto aqui: https://youtu.be/C6Z06qCMGIs

Contámos com a parceria internacional das organizações: PRAXIS da Grécia; JOINT da Itália; Youthfully Yours da Eslováquia; Continuous Action da Estónia; Asociaciòn Mundus da Espanha.

Agradecemos o apoio do Espaço Jovem de Lagos, da CML, do CCD, do ACCD, do Jornal “Correio de Lagos”, dos Agrupamentos de Escolas, da Proteção Civil e do IPDJ.

Um agradecimento especial a todos os participantes e líderes de grupo, assim como membros e voluntários da (A)Garra que contribuíram para que este projeto fosse bem sucedido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *