Homepage

Bem-vindos… a uma família com GARRA!

A 19 de dezembro de 2016, a (A)Garra realizava a sua apresentação pública no Espaço Jovem de Lagos, recebendo de braços abertos toda a comunidade. Estiveram presentes órgãos executivos da Câmara Municipal de Lagos e da Junta de Freguesia de S. Gonçalo de Lagos, bem como o Diretor Regional do IPDJ de Faro, Dr. Custódio Moreno, além de amigos e familiares. Marcaram também presença algumas associações culturais e desportivas do concelho, porventura nossas aliadas nesta missão.

Com foco na promoção da juventude e no desenvolvimento de atividades de cariz social, cultural, formativo e desportivo, começámos logo a trabalhar para que em 2017 fossem muitos os projetos e as iniciativas. E assim foi! Entre eles, vale destacar a campanha de recolha de bens “Cabaz Solidário” (roupa e alimentos) para donativo, bem como a participação no Ciclo de Encontros “Lagos – Visão Jovem” a convite do Grupo de Amigos de Lagos, onde a cada mês um jovem diferente debateu temáticas úteis e importantes para os jovens.

Numa ótica de dinamização do concelho, reunimos com diversas entidades e colaborámos também no projeto “Beyond Horizons” da Associação ‘Giramundo’, que acolheu em Lagos 30 jovens e técnicos de juventude oriundos de diversos países Europeus. Estivemos presentes na sessão de apresentação dos programas do IPDJ, tendo sido convidados para o programa “Vale a Pena” da Rádio Fóia; passámos a integrar o Conselho Local de Ação Social e, simultaneamente, colaborámos com o Município na promoção do Orçamento Participativo junto dos estudantes do ensino secundário; ainda no âmbito da Educação, assinámos um protocolo com a Escola Secundária Júlio Dantas a par dos estágios curriculares, com vista a acolher formandos no nosso núcleo.

O verão saudou-nos e dissemos “presente” ao 1º Meeting de Empreendedorismo em Lagos e, no âmbito das Marchas Populares, colaborámos com a organização na realização de inquéritos de satisfação. A partir desta altura, o motor da associação começou a acelerar: estivemos de corpo e alma na Arte Doce e ainda levámos a cabo pela primeira vez a “Lagos Sunset Color Party – Festa da Juventude”, um evento que foi, sem dúvida, o ponto alto de 2017 para muitos de nós – ao fim de muitas horas de trabalho, 13 parceiros/patrocinadores e mais de 30 pessoas envolvidas (isto “só” no dia do evento), recebemos com música e cor mais de 700 crianças, jovens e adultos num sunset magnífico.

Mas… não ficámos por aí. Arregaçámos as mangas e organizámos um debate autárquico designado “Lagos e os Jovens”, onde 5 das 6 listas candidatas à Câmara Municipal de Lagos estiveram presentes e apresentaram projetos com foco nas questões que mais interessam aos jovens.

Adiante, o McDonald’s de Lagos juntou-se a nós e criou-se um caderno de cupões para este restaurante, para agrado de muitos lacobrigenses. Por fim, o ano termina ao estilo full circle, tal e qual como o começámos: no âmbito social, com a promoção de mais um “Cabaz Solidário” (desta vez com a recolha de produtos de higiene pessoal) a distribuir posteriormente.

Depois de um ano em cheio, contamos que 2018 seja ainda mais completo, tendo já começado a trabalhar nesse sentido. Por ter surgido a possibilidade de alargar o Cartão de Descontos a concelhos vizinhos, aguardamos resposta da Associação ‘Terras do Infante’ ao pedido de colaboração. Ainda neste âmbito, vamos contar com o apoio do Núcleo de Lagos da ACRAL e da Junta de Freguesia de São Gonçalo de Lagos.

Sendo uma Associação Juvenil, queremos acompanhar todas as tendências atuais, nomeadamente no que diz respeito ao mundo digital. Por isso, decidimos criar o nosso site oficial www.agarra.org, onde tentaremos publicar ao máximo as notícias mais relevantes acerca da nossa ação, bem como informações importantes – e, claro, conteúdos exclusivos!

Mas o início do ano traz mais novidades…

O processo de inscrição no RNAJ (Registo Nacional de Associativismo Jovem) já deu entrada e em breve seremos uma Associação Juvenil reconhecida pelo IPDJ, o que representa um avanço incrivelmente positivo para o desenvolvimento do nosso trabalho associativo.

E sabendo que muitos estarão certamente inquietos com o futuro da Festa da Juventude… pois bem, é com grande satisfação que confirmamos o nosso desejo de voltar a encher a cidade de cor no verão de 2018. E como um festão desta dimensão exige muita dedicação e empenho, já começámos a trabalhar para que algo ainda mais incrível surja nesta edição. Uma coisa podemos garantir: estamos a preparar um evento único e surpreendente, que decerto vai superar a 1ª edição da Lagos Sunset Color Party!

Acompanhem todas as novidades da (A)Garra através do Facebook (www.facebook.com/agarraajl) e no nosso novo site, que vos convidamos desde já a explorar!

Desejamos muita Saúde para o ano novo, e que este seja repleto de sucessos pessoais, académicos e profissionais!

Hugo Pimentel

(Direção)